quinta-feira, 31 de julho de 2008

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS

Pressupostos teóricos metodológicos

Vivemos numa sociedade em mudança.
A própria educação precisa ajustar-se a tais modificações.
Precisamos saber que tipo de homem se quer formar, para construir uma sociedade mais justa. Escolhe-se o que ensinar e a forma de compreender e provocar a relação do ser humano com o conhecimento.
O ser humano é entendido como social e histórico, isto significam ser resultado de um processo histórico, conduzido pelo próprio homem.
Diante dessa concepção a escola procura desenvolver no educando habilidades para que os mesmos se apropriem do saber historicamente acumulado pela humanidade e desta forma possam produzir um novo saber, capaz de transformar as relações sociais do qual ele é partícipe.
Para que tenhamos uma Escola/sociedade mais justa e fraterna, mais humana e igualitária, politizada, comprometida, dinâmica, democrática, interativa, torna-se necessário desenvolver em nossos alunos uma formação crítica, participativa, consciente, criativa, responsável, abrindo para eles a possibilidade de se compreenderem como sujeitos e agentes de transformação social. Para que isto aconteça o conteúdo a ser trabalhado deverá ser apresentado, não apenas como informativo, mas com o objetivo de levar o aluno a analisar, debater, questionar e refletir sobre determinado assunto. Promover atividades e desenvolver habilidades onde o educando possa elaborar, reelaborar e redescobrir os conceitos científicos, de acordo com sua capacidade, partindo de experiências e de fatos significativos que o leve a reflexão e crítica.
Para cumprir seu papel, de contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho, como define a Constituição e a LDB, é necessário que suas incumbências sejam exercidas plenamente. Assim, é preciso ousar construir uma escola onde todos sejam acolhidos e tenham sucesso. Em sintonia com um contexto de amplas mudanças que acontecem na passagem do século, a escola é chamada a responder a novas exigências impostas pela modernidade. Já não cabe à escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento é armazenado e transmitido facilmente em rede nesta “era da informação”. Assim, ao lado de “aprender a conhecer”, espera-se que a escola torne possíveis outras aprendizagens, como “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”. Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. Para isso precisa ter bem claro o processo de articulação entre escola e democracia, procurando mostrar a estreita vinculação entre uma e outra. Como também é necessário articular a escola com a comunidade, viabilizando a todos o acesso ao conhecimento sistematizado, sendo a escola um espaço social de trocas coletivas, onde todos aprendem. Quanto mais for capaz de ouvir a comunidade e incorporar suas necessidades, mais dinâmica torna-se sua relação com os alunos e seu modo de viver. Assim, nossa escola procura reunir em torno de si as famílias dos alunos, estimulando as iniciativas dos pais em favor da educação.

Direitos e deveres dos alunos

O Corpo Discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados nos cursos em funcionamento da escola.
Direitos dos alunos:
Constituirão direitos dos alunos:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
tomar conhecimento deste PPP; para observação das normas de funcionamento da escola;
receber informações sobre os diversos serviços oferecidos pela escola;
organizar e participar de agremiações estudantis;
fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas pela escola neste P.P.P.;
tomar conhecimento de seu rendimento escolar e de sua freqüência, através do boletim escolar;
contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
solicitar revisão de provas, até 48 horas a partir da divulgação das notas;
requerer transferência ou cancelamento de matrícula por si, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável, quando menor;
apresentar sugestões relativas aos conceitos essenciais desenvolvidos pelo professor, com o objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem;
reivindicar o cumprimento da carga horária prevista na grade curricular;
discutir com a equipe pedagógica os problemas, as dificuldades pessoais e os relacionados ao processo ensino-aprendizagem, propondo soluções;
compor o Conselho de Classe;
requerer matrícula por dependência ou dispensa de disciplina, previstas neste P.P.P.;
comunicar ao Diretor todo uso de meios injuriosos ou violentos, da parte dos professores e equipe técnico-administrativo;
só poderá fazer prova após a data prevista mediante requerimento no prazo de 48 horas após a realização da prova e com taxa de colaboração, ficando isento da taxa o aluno que apresentar atestado médico ou com declaração da firma que esteve de serviço.
Deveres dos Alunos:
Constituirão deveres dos alunos:
Cumprir as disposições deste P.P.P. no que lhe couber;
atender as determinações dos diversos setores da escola;
comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares;
participar das atividades programadas e desenvolvidas pela escola;
cooperar na manutenção da higiene e na conservação das instalações escolares;
manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade;
indenizar o prejuízo, quando produzir dano material à escola e a objetos de prioridade de colegas ou funcionários;
justificar a direção e ao professor, mediante atestado médico ou declaração dos pais ou responsáveis, a ausência a provas e entrega de trabalhos na data prevista;
usar uniforme escolar, quando a escola assim o definir, em conformidade com a legislação vigente;
aos formandos que desejarem fazer uniformes diferenciados do de uso normal da escola comunicar à Direção para sua aprovação, a camiseta a ser adotada pelos formandos só pode ser branca com detalhes escolhidos pelos mesmos;
respeitar as normas disciplinares da escola;
apresentar-se à Direção sempre que chegar depois de iniciado os trabalhos ou desejar retirar-se antes do término dos mesmos.

Característica do professor

Os professores serão admitidos no estabelecimento de acordo com a Legislação vigente (Constituição/88), o Estatuto do Funcionário Público e o Estatuto do Magistério em vigor.
Compete ao corpo docente:
ministrar aulas;
participar na elaboração, execução e avaliação deste PPP.
participar do processo de análise e seleção de livros e materiais didáticos em consonância com as diretrizes e critérios da Secretaria de Estado da Educação e Inovação;
elaborar o seu planejamento de acordo com a Proposta curricular;
propiciar aquisição do conhecimento científico, erudito e universal para que os alunos reelaborem os conhecimentos adquiridos e elaborem novos conhecimentos, respeitando os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do educando, garantindo-lhe a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura;
promover uma avaliação contínua, acompanhando e enriquecendo o desenvolvimento do trabalho do aluno, elevando-o a uma compreensão cada vez maior sobre o mundo e sobre si mesmo;
participar de processos coletivos de avaliação do próprio trabalho e de acordo com a Lei vigente com vistas ao melhor rendimento do processo ensino-aprendizagem, replanejando sempre que necessário;
realizar a recuperação paralela de estudos com os alunos que, durante o processo ensino-aprendizagem, não dominarem o conteúdo trabalhado;
participar ativamente do conselho de classe;
participar da elaboração do Calendário Escolar;
participar de reuniões de estudo, encontros, cursos, seminários, atividades cívicas, culturais, recreativas e outros eventos, tendo em vista o seu constante aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de ensino;
realizar as provas finais para os alunos que no final dos 4 bimestres não atingirem a média 7,0.

Avaliação

Esta unidade escolar procura dinamizar oportunidades para que professores e alunos tomem consciência da evolução de sua aprendizagem, como momento de ajuda, instrumento de reflexão sobre o processo, podendo, assim fazer e refazer os caminhos numa atitude investigadora frente ao conhecimento. Em vez de mecanismo de controle funciona como processo de aprimoramento dos trabalhos de professor x aluno. A avaliação acontece em todas as ações abrindo um espaço para refletir, debater, problematizar na busca da qualidade de ensino.
Durante o processo de avaliação o professor irá utilizar os seguintes indicadores:
pontualidade;
respeito e consideração (colegas, professores, funcionários);
assiduidade (comparecimento às aulas, eventos, projetos);
participação efetiva em sala de aula;
conservação e cuidado (prédio, móveis, etc);
organização (materiais e sala de aula);
registro em dia;
cumprimento de regras estabelecidas no PPP.
Conforme Lei complementar nº 170/98 que dispõe sobre o sistema estadual de Educação e diretrizes estabelecidas nas resoluções Nº 17/99/CEE e da resolução Nº 23/2000/CEE e tendo como base às orientações da Secretaria Estadual de Educação, que estabelece diretrizes para a avaliação do processo ensino – aprendizagem, esta será de forma processual, global e contínua em atividades de classe e extraclasse incluindo os procedimentos de recuperação paralela.
A avaliação do aproveitamento do aluno será atribuída pelo professor da série ou fase e de cada disciplina em valores numéricos, inteiros, de 1 (um) a dez (dez), organizados em quatro bimestres, para as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio e em dois bimestres para as fases do Ensino Médio.
Os alunos que não alcançarem média sete será oferecida a oportunidade no final do ano, de prova final. Após a prova final o aluno deverá ficar com média cinco (5,0) para ser considerado aprovado.
Os alunos do ensino fundamental e médio que não alcançarem média cinco (5,0) em uma disciplina /semestre ou duas disciplinas (anual) terá direito à dependência no próprio estabelecimento.
Para os alunos do ensino médio será garantida a sua matrícula na série ou fase em que foi reprovado, com dispensa das disciplinas que obteve aprovação.
Serão considerados aprovados, quanto a assiduidade, os alunos de freqüência igual ou superior a 75% dos dias de efetivo trabalho escolar.
A avaliação escolar, portanto envolve objetividade e subjetividade em relação ao professor e aluno. Avaliar faz parte do projeto de construção da sociedade que desejamos, na formação de um cidadão capaz de refletir, resolver problemas, decidir e atuar na sua comunidade.

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